Projeto que cria “Pipódromo” em Ribeirão foi aprovado pelos vereadores

Projeto de autoria do vereador Jean Corauci (PDT), visa oferecer locais apropriados para a prática de soltura de pipas

Projeto que cria “Pipódromo” em Ribeirão foi aprovado pelos vereadores

Por: Silvia Morais - Foto: Allan S. Ribeiro

Foi aprovado durante a sessão da última terça-feira, 02 de julho, o projeto de lei se autoria do vereador Jean Corauci (PDT) criando os “Pipódromos” em Ribeirão Preto.

Com o objetivo de oferecer locais apropriados para a prática de soltura de pipas, atividade comum nas ruas da cidade pelas crianças e jovens que deixam de lado o mundo digital buscando brincadeiras mais saudáveis e de interação social, proporcionando lazer, cultura, socialização e educação quanto às regras de segurança e responsabilidade para soltar pipas.

Os pipódromos deverão ser criados em áreas amplas e próprias para soltar pipas, sem a existência de rede elétrica aérea ou fluxo de veículos de qualquer natureza.

A prática de empinar pipas, embora seja uma brincadeira saudável, já ocasionou alguns casos de óbitos em Ribeirão Preto. A prática de utilizar cerol, crianças utilizando de vias públicas para praticar a atividade, são causas de frequentes acidentes.

Em 2005 foi sancionada a Lei nº 10.438, que aborda o assunto com a Instituição da Semana Educativa intitulada "Pipas sem Mortes" a ser realizada na segunda quinzena do mês de junho e na segunda quinzena do mês de novembro de cada ano na Escolas Municipais de Ribeirão Preto.

“Este projeto visa trazer consciência e um local apropriado para a utilização de pipas, fazendo com que a segurança de crianças, jovens, pedestres e motociclistas seja preservada” justificou Jean Corauci.

A lei agora segue para sanção ou veto do prefeito.